terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escrita antiga - caligrafia

Antigamente só algumas pessoas escreviam porque não havia escolas, as pessoas que sabiam escrever e eram pessoas importantes por causa disso. Não eram do povo. Eram do clero, ou tinham aprendido nos mosteiros ou conventos.
Dantes só alguns escrivães é que sabiam escrever e ganhavam muito dinheiro com isso.
Antigamente as pessoas importantes escreviam com uma pena grande cortada no fundo e uma tinta que era dos búzios ou das pétalas das flores, e que se chamava tinta permanente.
Hoje em dia ainda se escreve assim, mas não é no dia a dia. É uma arte só para algumas pessoas porque inventaram a esferográfica, o papel e o lápis.
Se forem à Internet e pesquisarem no google "caligrafia" aparecem muitos sites para comprar essas penas, folhas próprias para escrever e livros para copiar as letras.
Nós cá na escola estivemos a escrever com uma pena. Cortámos a ponta da pena, molhámos em tinta e escrevemos o nosso nome numa folha.
No dia seguinte o professor trouxe um aparo e um caderno antigo com letras antigas e nós copiámos um texto com esse alfabeto, e alguns ficaram com o texto “Reprovado”.
Temos que continuar a treinar…

Sem comentários: