domingo, 30 de agosto de 2009

Em jeito de despedida

Chegou a hora da despedida... 
Quero deixar a todos um adeus, até sempre, mas não sei bem o que escrever. Foram quase três anos durante os quais muitas coisas fizemos e muitas deixámos por fazer. Talvez seja hora de fazer uma retrospectiva… Os gafanhotos nasceram em 31 de Outubro de 2006, era terça-feira. Depois de termos andado a explorar alguns blogs também eles quiseram mostrar ao mundo o que faziam na escola. “Porque somos Gafanhotos” foi o nosso primeiro post. Depois fomos saltitando por aí… 

O blog passou a ser o impulsionador de todas as actividades realizadas na sala de aula com recurso às TIC e permitiu o desenvolvimento de competências em vários programas, particularmente programas de escrita (Word), apresentação (PowerPoint), desenho e tratamento de imagem (Paint e PhotoFiltre), gravação de som (Audacity) e gravação de Slideshows (Windows Movie Maker e PhotoStory).

O recurso à Internet para pesquisa sobre os temas em estudo foi prática corrente na sala de aula. Com a pesquisa na Internet começaram a encontrar jogos e exercícios que gostavam de fazer. Organizei então uma disciplina na Plataforma Moodle com hiperligações para sites de jogos e exercícios. Assim não corriam o risco de se “perderem” ao navegar na Internet.

Em Fevereiro de 2007, incentivados pela participação nas actividades sugeridas pelo podcast “Era uma vez”, demos inicio à publicação do podcast da turma “Os Gafanhotos de São Facundo”. 

No ano lectivo 2007/2008, foi criado um espaço no Googlepages  onde se "arrumaram" alguns dos  trabalhos realizados. 

Em Janeiro de 2008, para estimular a aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do primeiro ano foi criado um novo blog “A escrita dos pequenos gafanhotos”. Neste blog foram sendo postados os textos que redigiam por iniciativa própria em casa, com ajuda dos pais. No presente ano lectivo, 2008/2009, voltou a integrar a turma um grupo de alunos do primeiro ano que continuaram a actualizar o blog com as suas cópias e os seus textos livres. 

Como veem muitas coisas foram feitas. Podiamos ter feito mais? Sim podiamos. Podiamos ter feito melhor? Sim podiamos. Tenho por hábito dizer-lhes: "faz o melhor que fores capaz". Demos o nosso melhor eles e eu. Quanto à continuação do blog voltem daqui a uns dias para saber novidades.

Vou partir mas não vou para longe. Tenho a certeza que vou voltar a encontrar-vos a todos. Deixo-vos com a minha frase preferida "Estou sempre a fazer o que não sei pois só assim posso aprendê-lo." Pablo Picasso

Um abraço do tamanho do mundo. Até sempre.
Paula

1 comentário:

Pedro Dias disse...

É sempre com alguma tristeza que lemos este tipo de posts. Mas também convém reforçar o orgulho que sentimos aou ver, ao fim deste tempo todo o trabalho que foi desenvolvido.

À professora (e colega) Paula queria dar os, sempre insuficientes, parabéns.

Aos meninos também.

Gostaria que este projecto não morresse, que fosse continuado, quem sabe pelos pequenos gafanhotos que agora já saltam bem longe.

Um abraço e até sempre,
Pedro